Reciclagem de Auto Peças em Três Lagoas

RECICLAGEM AUTOMOTIVA NO BRASIL

guia_capaface

Existe vida após a morte para os carros! Nos Estados Unidos e na Europa, 95% dos veículos que saem de circulação são reciclados, já no Brasil esse índice é de 1,5%, de acordo com o Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa. Praticamente todas as peças podem ser reaproveitadas. A carcaça, que representa 68% do automóvel, vira material para um veículo novo. Para-brisas se transformam em garrafas e os pneus servem de matéria prima para pavimentar as ruas.

Estima-se que no Brasil existam cerca de 10 milhões de veículos aptos para a reciclagem. Isso significa cerca de cinco milhões de toneladas de sucata ferrosa, o material mais abundante num carro. Ela se transforma em aço, que é infinitamente reciclável. A reciclagem automotiva tornou-se uma necessidade mundial. A frota de veículos inutilizados, por sinistro ou problemas administrativos, cresce a cada dia e toma grandes dimensões. Sem contar com os milhões de veículos sem condições de circulação nos pátios do DETRAN.

Você sabia que existe desmanche legal de peças automotivas no Brasil? Em 2009, a JR Diesel, popularmente conhecida como desmanche de veículos, iniciou uma forte reestruturação no negócio e implantou no Brasil o primeiro modelo de Reciclagem de Caminhões. Nesse processo, 85% do caminhão é revertido em peças de reposição, 10% em materiais recicláveis e apenas 5% é descartado, dentro das normas ambientais vigentes. Vale ressaltar que ao adquirir uma peça usada evita-se que toneladas de CO² sejam emitidas na produção de peças novas. A empresa tem 25 anos no mercado e é referência no segmento de reciclagem automotiva. Aliás, é a primeira no Brasil a implantar um modelo de reciclagem de caminhões. É, também, a única na área a aplicar os conceitos de administração, sustentabilidade e informatização.

A reciclagem é e sempre será uma grande tendência. A gestão do ciclo de vida do produto vai além do momento em que ele para de funcionar e vai até a completa recuperação de suas peças e componentes. Hoje em dia, a reciclagem de veículos é, absolutamente, viável, gratificante para o mercado de autopeças e necessária para a sociedade.

Como se vê, trata-se de um assunto com muitas e muitas oportunidades a se explorar, gerando mais empregos e negócios em nosso país. Aproveitar melhor os recursos naturais de uma maneira economicamente viável é ajudar e manter nosso planeta mais verde.

Artigo por Emerson Brito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s